Quimica Maluca!

Blog

DARMSTADIO

Posted by O Nerd da Quimica on 11 Ee abril Ee 2012 a las 9:55

.

.

O Darmstádio é um elemento químico com o símbolo Ds e número atómico 110. É colocado como o mais pesado membro do grupo 10, mas nenhum isótopo conhecido é suficientemente estável para permitir experiências químicas para confirmar a sua colocação no grupo como o homólogo mais pesado da platina. Este elemento sintético é um dos assim chamados átomos super-pesados ​​e foi sintetizado pela primeira vez em 1994, em uma instalação perto da cidade de Darmstadt , Alemanha, a partir da qual tem o seu nome. O isótopo de vida mais longa e mais pesado é conhecido Ds-281a com uma meia-vida de ~ 10s Embora uma possível isômero nuclear,  Ds-281b tem uma não confirmado meia-vida de cerca de 4 minutos.

.

.

--> HISTÓRIA

.

- Descoberta oficial

.

O Darmstádio foi criada pela primeira vez em 09 de novembro de 1994, no Gesellschaft für Schwerionenforschung (GSI) em Darmstadt , Alemanha , por Peter Armbruster e Gottfried Münzenberg , sob a direção do professor Sigurd Hofmann. Quatro átomosdo elemento foram detectados em uma reação de fusão nuclear causada por bombardeamento de um alvo de chumbo -208 com íons de níquel-62:

.

.

Na mesma série de experimentos, a mesma equipe também realizou a reação utilizando íons mais pesados Ni-64. ​ Em duas etapas, 9 átomos de Ds-271 foram convincentemente detectados por correlação com as propriedades de decaimento  para conhecidos isótopos-filhos: 

.

 

.

--> NOMEAÇÃO:

.

Antes de ser nomeado em definitivo, o darmstádio recebeu o nome sistemático Ununílio. Uma vez reconhecidos como descobridores, a equipe da GSI considerou os nomes darmstadtium (Ds) e wixhausium (Wi) para o elemento 110. Eles decidiram sobre os primeiro e nomeado o elemento em homenagem à cidade perto do lugar de sua descoberta, Darmstadt, e não o subúrbio Wixhausen em si. O novo nome foi oficialmente recomendado pela IUPAC em 16 de agosto de 2003. O nome foi aprovado pela IUPAP em 4 de novembro de 2011.

.

.

--> PROPRIEDADES QUÍMICAS EXTRAPOLADAS:

.

- Estados de oxidação:

.

Darmstádio é esperado para ser o oitavo membro da série 6d de metais de transição e do mais pesado membro do grupo 10 da Tabela Periódica, abaixo de níquel, paládio e platina . O estado de oxidação mais elevado confirmado de +6 é mostrado pela platina, enquanto que o estado +4 é estável para todos os elementos do grupo, exceto o níquel, em que é raro e muito oxidante.  Estes elementos também possuem um estado de oxidação estável +2. Darmstádio é, portanto, previsto para mostrar estados de oxidação +6, +4 e +2.

.

- Química:

.

Há uma tendência observada de os estados de oxidação elevados deverão tornar-se mais estáveis à medida em que se desce pelo grupo, de modo que o Ds é esperado para formar um hexafluoreto estável, DsF6, além de DsF5 e DsF4. Um hexafluoreto também é observado para a platina (PtF6), mas ele é um composto pouco estável e extremamente oxidante, capaz de oxidar até mesmo o gás nobre xenônio. Reações com os demais halogênios deve resultar na formação dos tetra-haletos e DsCl4, DsBr4, e DsI4.

.

Como os outros elementos do grupo 10, espera-se que o Ds apresente uma dureza notável e propriedades catalíticas, além de uma reatividade química relativamente baixa, como ocorre com os membros mais pesados do grupo.

.

--> FONTE:

.

Artigo elaborado a partir da tradução e adaptação deste artigo da Wikipédia em inglês.

.

.

O NERD DA QUÍMICA, Nova Venécia - ES

http://nerdaquimica.webs.com/

Categorías: elementos sinteticos transactinideos

Añade un comentario

¡Vaya!

Oops, you forgot something.

¡Vaya!

Las palabras que has introducido no coinciden con el texto. Inténtalo de nuevo.

Already a member? Iniciar sesión

0 comentarios

Videos recientes

822 views - 0 comments
708 views - 0 comments
977 views - 0 comments
934 views - 0 comments

Testimonials

  • "AGUARDANDO RESPOSTA --> por que é necessrio retirar energia de uma molecula para formar uma ligaçãoe fornecer energia para quebrar uma ligação?"
    luis henrique
    ligação
  • "RESPONDIDA--> tenho que entregar um trabalho terça sobre o elemento quimico lantânio, estou revirando toda a internet e não to achando muitas informações sobre as utilidade..."
    Gabi Lamego
    gabileticia