Quimica Maluca!

Blog

ROENTGENIO

Posted by O Nerd da Quimica on 11 Ee abril Ee 2012 a las 22:35

 

Tabela periódica do site O Nerd da Química, mostrando a posição e características do Rontgênio, o elemento 111.

.

O Roentgênio (pode ser aportuguesado para Rontgênio) é um elemento químico sintético e radioativo com o símbolo químico Rg e número atômico 111.  É colocado como o membro mais pesado do grupo 11 (Família 1B), embora um isótopo suficientemente estável ainda não foi produzido em uma quantidade suficiente para confirmar esta posição como um homólogo mais pesado do ouro.

O elemento foi observada pela primeira vez em 1994 e vários isótopos foram sintetizados desde a sua descoberta. O isótopo mais estável conhecido é o Rg-281 com uma meia-vida de aproximadamente 26 segundos, que decai por fissãoes pontânea, como muitos outros elementos sintéticos com 170 nêutrons no núcleo.

.

--> HISTÓRIA

.

- Descoberta oficial

.

O Rontgênio foi oficialmente descoberto por uma equipe internacional liderada por Sigurd Hofmann, da Gesellschaft für Schwerionenforschung (GSI) em Darmstadt , Alemanha, em 08 de dezembro de 1994. Apenas três átomos do elemento foram observados (todos Rg-272), formados pelo método de fusão fria entre núcleos de níquel e um alvo de bismuto em um acelerador de partículas linear :

.

.

Em 2001, a equipe de cientistas IUPAC / IUPAP  concluiu que não havia provas suficientes para a descoberta naquele momento. A equipe do GSI repetiu sua experiência em 2002 e detectou mais três átomos. Em seu relatório de 2003, a JWP decidiu que a equipe GSI deve ser reconhecida pela descoberta deste elemento.

.

--> NOMEAÇÃO

.

O nome Roentgênio (Rg) foi recomendado pela equipe GSI em homenagem ao físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen  (descobridor dos raios X), em 2004. Este nome foi aceito pela IUPAC em 01 de novembro de 2004 e aprovado pela IUPAP em 04 de novembro de 2011. Anteriormente, o elemento foi conhecido sob o nome sistemático temporário estipulado pela IUPAC unununium (Ununúnio) com o símbolo Uuu. 

.

--> ESTRUTURA ELETRÔNICA (RELATIVISTA)

.

Estrutura eletrônica do Rontgênio. Diferentementemente dos outros elementos do grupo 11, que apresentam 1 elétron na camada de valência,  o Rg possui a última camada com 2 elétrons.

.

Os elementos naturais estáveis do grupo 11, cobreprata  e ouro têm todos uma configuração eletrônica externa nd 10(n +1) s1. Para cada um destes elementos, o primeiro estado animado dos seus átomos tem uma configuração nd 9 (n +1) s 2.  Devido ao acoplamento spin-órbita entre os elétrons do subnível d, este estado é dividido em um par de níveis de energia. Para o cobre, a diferença de energia entre o estado fundamental e menor estado animado faz com que o metal apresente um tom avermelhado, devido à absorção de fótons na faixa do espectro visível, especialmente de coloração azulada. Para a prata, o gap de energia aumenta e torna-se prateada, devido à absorção de luz na faixa do ultravioleta. No entanto, à medida que o número atômico aumenta, os níveis excitados são estabilizadas por efeitos relativísticos e no ouro a diferença de energia diminui novamente, de modo que ele passa a absorver luz na faixa do espectro visível (azul e vermelho) e ele se apresenta amarelo. No caso do rontgênio, os cálculos indicam que a distribuição eletrônica 6d97s2 será estabilizada a um ponto tal que se torne o estado fundamental. A diferença de energia resultante entre o estado fundamental novo e o primeiro estado animado é semelhante à da prata e se espera que o Rg metálico seja prateado como a prata e outros metais, diferentemente do ouro.

.

--> PROPRIEDADES QUÍMICAS (EXTRAPOLADAS)

.

- Estados de oxidação:

.

O Rontgênio agora é o nono membro da série 6d de metais de transição e o mais pesado membro do grupo 11 (1B) da Tabela Periódica, abaixo de cobre, prata e ouro. Cada um dos membros deste grupo mostram diferentes estados de oxidação estáveis. O cobre forma um estado +2 estável, enquanto que a prata é predominantemente encontrada no estado +1 e o ouro nos estados +1 e +3. Cobre (I) e de prata (II) também são relativamente bem conhecidos.  espera-se que o Roentgênio forme predominantemente compostos em que ocorra num estado estável +3, quimicamente similar aos compostos de ouro III. O ouro também apresenta um estado de oxidação-1 relativamente estável devido aos efeitos relativísticos, e o Rg poderá fazê-lo também.

.

- Química

.

Os membros mais pesados ​​deste grupo são bem conhecidos por sua falta de reatividade ou caráter nobre. Prata e ouro são ambos inertes para o oxigênio, mas são atacados pelos halogênios . Além disso, a prata é atacada por enxofre  e sulfeto de hidrogênio, destacando sua maior reatividade em relação ao ouro. Espera-se que o Rg seja ainda mais nobre que o ouro e pode-se esperar que seja inerte ao oxigénio e halogênios. A reação mais provável poderá ser com o flúor para formar um trifluoreto RgF3.

.

--> FONTE:

.

Esta página foi elaborada a partir da tradução e adaptação deste artigo da Wikipédia em inglês.

.

.

O NERD DA QUÍMICA

http://nerdaquimica.webs.com/

Categorías: elementos sinteticos transactinideos

Añade un comentario

¡Vaya!

Oops, you forgot something.

¡Vaya!

Las palabras que has introducido no coinciden con el texto. Inténtalo de nuevo.

Already a member? Iniciar sesión

0 comentarios

Videos recientes

864 views - 0 comments
734 views - 0 comments
1006 views - 0 comments
963 views - 0 comments

Testimonials

  • "AGUARDANDO RESPOSTA --> por que é necessrio retirar energia de uma molecula para formar uma ligaçãoe fornecer energia para quebrar uma ligação?"
    luis henrique
    ligação
  • "RESPONDIDA--> tenho que entregar um trabalho terça sobre o elemento quimico lantânio, estou revirando toda a internet e não to achando muitas informações sobre as utilidade..."
    Gabi Lamego
    gabileticia