Quimica Maluca!

Blog

UNUNTRIO

Posted by O Nerd da Quimica on 11 Ee abril Ee 2012 a las 22:35

.

O elemento 113 e sua localização na Tabela Periódica.

.

Unúntrio é o nome temporário de um elemento sintético com o símbolo temporário Uut e número atômico 113.

Ele é colocado como o maior membro do grupo 13 (3A), embora um isótopo suficientemente estável não é conhecido até este momento que permita experimentos químicos para confirmar sua posição como um homólogo pesado do tálio. Foi detectado pela primeira vez em 2003 na decadência do Ununpêntio e foi sintetizado diretamente em 2004. Apenas 14 átomos de Uut têm sido observados até à data. O isótopo de vida mais longa conhecida é o Uut-286 com uma meia-vida de ~ 20 s, que permitiria a realização dos primeiros experimentos para estudar a sua composição química.

.

.

--> DESCOBERTA

.

O primeiro relato da síntese do unúntrio foi em agosto de 2003, quando foi identificado como um produto de decaimento de ununpêntio. Estes resultados foram publicados em 01 de fevereiro de 2004 por uma equipe composta de cientistas russos em Dubna ( Instituto Conjunto de Pesquisa Nuclear ), e os cientistas norte-americanos do Laboratório Nacional Lawrence Livermore.

.

.

Em 23 de julho de 2004, uma equipe de cientistas japoneses (RIKEN) detectaram um único átomo de Uut-278 usando a reação de fusão fria entre núcleos de Bismuto-209 e Zinco -70. Os resultados foram publicados em 28 de setembro de 2004.

.

.

O suporte para sua reivindicação surgiu em 2004 quando os cientistas do Instituto de Física Moderna (IMP) identificou o Bóhrio-266 como deteriorando com propriedades idênticas ao seu único evento

A equipe RIKEN produziu um átomo adicional em 2 de Abril 2005, embora os dados de decaimento eram diferentes da primeira cadeia, e pode ser devido à formação de um isómero nuclear meta-estável.

.

--> NOME

.

O elemento com número atômico 113 é historicamente conhecido como eka-tálio. Unúntrio (Uut) é um nome temporário sistemático do elemento adotado pela IUPAC. Os cientistas da pesquisa geralmente se referem ao elemento simplesmente como elemento 113 (ou E113).

.

- Nomes Propostos

.

.

Um dos nomes propostos para o novo elemento é Japônio, em homenagem à nação de seus descobridores da equipe Riken.

.

Reclamações sobre a descoberta de ununtrium foram apresentadas por Dmitriev da equipe de Dubna e Morita da equipe RIKEN. Um Grupo de Trabalho Conjunto da Iupac e Iupap irá decidir quem terá o direito de sugerir um nome para o elemento. Em 2011, a IUPAC avaliou as experiências feitas pela Riken e Dubna em 2004 e 2007 e concluiu que eles não cumprem os critérios para a descoberta.

Os seguintes nomes foram sugeridos pelas equipes acima mencionadas, alegando a descoberta:

 

- Japônio (símbolo: provavelmente Jp): em homenagem ao Japão, o país da equipe de cientistas da RIKEN.

- Rikênio (símbolo: talvez Rk): homenagem à equipe do RIKEN.

- Becquerélio (símbolo: provavelmente Bq): Homenagem ao cientista francês descobridor da radioatividade, Henri Becquerel.

.

--> PROPRIEDADES QUÍMICAS (EXTRAPOLADAS)

.

Estrutura eletrônica do unúntrio.

.

O unúntrio será o primeiro membro da série de elementos 7p e o mais pesado membro do grupo 13 (Família 3A) na Tabela Periódica, abaixo do tálio. Cada um dos membros deste grupo mostram o estado de oxidação caracteristico do grupo de +3. No entanto, o tálio tem uma tendência a formar apenas um estado de oxidação estável de +1 , devido ao "efeito par inerte", explicado pela estabilização relativista dos orbitais 7s, resultando em um maior potencial de ionização e  tendência mais fraca para participar de ligações .

O Uut deve retratar propriedades químicas siminares às do tálio e, portanto, formar um monóxido Uut2O, e monohaletos UutF, UutCl, UutBr e UutI. Se o estado +3 for acessível, é provável que só é possível no óxido Uut2O3, e no fluoreto UutF3. Um desdobramento spin-órbita dos orbitais 7p pode estabilizar o estado de oxidação -1, assim como é visto com Ouro (-1) (aureto). Essa anomalia ocorre devido à formação de uma estrutura eletrônica estável de "falso gás nobre", similar à do átomo de Fleróvio.

.

--> FONTE:

.

Esta página foi elaborada a partir da tradução e adaptação deste artigo da Wikipédia em inglês.

.

.

O NERD DA QUÍMICA, Nova Venécia - ES

http://nerdaquimica.webs.com/

 

Categorías: elementos sinteticos transactinideos

Añade un comentario

¡Vaya!

Oops, you forgot something.

¡Vaya!

Las palabras que has introducido no coinciden con el texto. Inténtalo de nuevo.

Already a member? Iniciar sesión

1 Comment

Responder ermeson
18:38 Eel 6 Ee abril Ee 2013 
o único conteudo completo que eu achei na net... valeu amigo!!!!

Videos recientes

807 views - 0 comments
695 views - 0 comments
964 views - 0 comments
923 views - 0 comments

Testimonials

  • "AGUARDANDO RESPOSTA --> por que é necessrio retirar energia de uma molecula para formar uma ligaçãoe fornecer energia para quebrar uma ligação?"
    luis henrique
    ligação
  • "RESPONDIDA--> tenho que entregar um trabalho terça sobre o elemento quimico lantânio, estou revirando toda a internet e não to achando muitas informações sobre as utilidade..."
    Gabi Lamego
    gabileticia