Quimica Maluca!

Blog

UNUNPENTIO

Posted by O Nerd da Quimica on 11 Ee abril Ee 2012 a las 22:35

Tabela Periódica do Nerd da Química (versão 1) mostrando a posição e algumas características do Ununpêntio (Uup), elemento 115.

.

Ununpêntio é o nome temporário de um elemento superpesado sintético na tabela periódica, que tem o símbolo temporário Uup e número atómico 115.

Ele é colocado como o maior membro do grupo 15 (5A), embora um isótopo estável não é ainda suficientemente conhecido para permitir experimentos químicos que confirmem sua posição como um pesado homólogo do bismuto. Foi observado pela primeira vez em 2003 e cerca de 50 átomos de Uup foram sintetizados até o momento, e cerca de 25 produtos de seu decaimento tem sido detectados. Quatro isótopos consecutivos são atualmente conhecida, 287-290Uup, com 289Uup possuindo a meia-vida mais longa medida, de aproximadamente 200 milissegundos.

.

--> DESCOBERTA

.

Em 02 de fevereiro de 2004, a síntese do ununpêntio foi relatada na revista Physical Review C por uma equipe composta de cientistas russos do Instituto de Pesquisa Nuclear de Dubna e os cientistas norte-americanos do Laboratório Nacional Lawrence Livermore. [2]  A equipe relatou que bombardeou amerício-243 com íons de cálcio-48 produzindo quatro átomos de ununpêntio. Segundo relatos da equipe de cientiostas, estes átomos decaíram por emissão de partículas alfa em átomos de Unúntrio em cerca de 100 milissegundos.

.

.

A colaboração Dubna-Livermore fortaleceu sua reclamação pela descoberta do Uup através da realização de experimentos químicos em um dos produtos do decaimento, o Dúbnio-268. Nos experimentos realizados em Junho de 2004 e dezembro de 2005, o isótopo de dúbnio foi identificado com sucesso ao separar a fração Db e medir todas as atividades de fissão espontânea. Tanto a meia-vida e modo de decaimento foram confirmados para o Db-268 proposto, que dá apoio à  atribuição de Z = 115 para o núcleo gerador.

Sergei Dmitriev do Laboratório Flerov de reações nucleares (FLNR) em Dubna, na Rússia, foi formalmente apresentada a sua alegação de descoberta do Ununpêntio pelo grupo de trabalho conjunto (JWP) de IUPAC e IUPAP. Em 2011, a IUPAC avaliou os resultados apresentados pela equipe Dubna-Livermore e concluiu que eles não cumprem os critérios para a descoberta.

.

--> PROPRIEDADES QUÍMICAS (EXTRAPOLADAS)

.

- Estados de oxidação

.

O Uup é o terceiro membro do período 7 do bloco p e membro do grupo 15 (5A) na Tabela Periódica, abaixo do Bismuto. Neste grupo, cada membro é conhecido por apresentar o estado de oxidação característico de +5, mas com diferentes estabilidades. Para o nitrogênio, o estado +5 é muito difícil de atingir devido à falta de orbitais d de baixa energia e a incapacidade do pequeno átomo de N para acomodar cinco ligantes. O estado +5 é bem representado para o fósforo, arsênio e antimônio. No entanto, para o bismuto é raro devido à relutância dos elétrons 6s2 para participarem de ligações. Este efeito é conhecido como o "efeito par inerte" e é comumente associada à estabilização relativista dos orbitais 6s. Espera-se que o ununpêntio continuará esta tendência e apresente apenas o estado de oxidação +3, além de um estado de oxidação +1. Nitrogênio e bismuto com nox +1 são conhecidos, mas são raros e instáveis. Devido aos efeitos relativísticos, haverá uma maior estabilização deste estado e Uup(I) é susceptível de mostrar algumas propriedades únicas. Por causa do acoplamento spin-órbita causado pelos efeitos quânticos relativísticos, o Fleróvio (Fl), elemento 114 situado logo atrás do Uup, pode exibir uma configuração eletrônica estabilizada a tal ponto que se comporte como um gás nobre em alguns casos. Se este for o caso, o ununpêntio poderá ser monovalente em alguns compostos, uma vez que o íon Uup(+) terá a mesma configuração de eletrônica do átomo de Fl. Contrastando com os demais elementos nos quais os estados de oxidação são -3, +3 e +5 (no caso do bismuto apenas o +3), os estados de oxidação do Uup serão +1 e +3.

.

.

- Química

.

O Ununpêntio deverá exibir propriedades químicas similares às do bismuto e, portanto, formar um sesquióxido Uup2O3 e calcogenetos análogos, tipo Uup2S3, Uup2Se3 e Uup2Te3. Deve também formar um tri-hidreto e tri-haletos (UupH3, UupF3, UupCl3, UupBr3 e UupI3). O hidreto UupH3 será muito instável, seguindo a tendência observada na família ou talvez até mesmo inexistente. Se o estado +5 for acessível, é provável que só é possível no fluoreto UupF5.

.

--> FONTE:

.

Artigo elaborado a partir da tradução e adaptação desta página da Wikipédia em inglês. 

.

.

O NERD DA QUÍMICA, Nova Venécia - ES

http://nerdaquimica.webs.com/

Categorías: elementos sinteticos transactinideos

Añade un comentario

¡Vaya!

Oops, you forgot something.

¡Vaya!

Las palabras que has introducido no coinciden con el texto. Inténtalo de nuevo.

Already a member? Iniciar sesión

0 comentarios

Videos recientes

822 views - 0 comments
708 views - 0 comments
977 views - 0 comments
934 views - 0 comments

Testimonials

  • "AGUARDANDO RESPOSTA --> por que é necessrio retirar energia de uma molecula para formar uma ligaçãoe fornecer energia para quebrar uma ligação?"
    luis henrique
    ligação
  • "RESPONDIDA--> tenho que entregar um trabalho terça sobre o elemento quimico lantânio, estou revirando toda a internet e não to achando muitas informações sobre as utilidade..."
    Gabi Lamego
    gabileticia